Tradução & Software

Ingressar ao sistema


Assinar boletim de novidades


Obs.: A frequência de mensagens baixa e necessário confirmar o email.

Curta e compartilhe este site!

Manual

Download gratuito

O software que distribuo é resultado de ferramentas que criei para meu uso pessoal e por achá-las pertinentes decidi compar­tilhar. No entanto, quando as crio e uso sozinho elas são mais simples, sem acabamento, com poucos testes, pois, na verdade, vou atualizando-as a cada tanto tempo e daptando-as a cada necessidade. Prepará-las para distribuir, pensando em usuários que não poderão editar o código e precisam de segurança, documenta­ção, e também, é claro, de uma apresentação bonita, leva um tempo que é escasso, e implica um esforço bastante grande. Por isso, contribuições espontâneas de pessoas que gostam das ferramen­tas que aqui encontram e podem usar gratuitamente são bem-vindas e muito úteis para que esse esforço possa continuar sendo feito.

Você também pode contribuir solicitando suporte pago ao uso do software: é só entrar em contato.

Obrigado!

Download

...ou entre em contato para contribuir por outro meio com o desenvolvimento desse software.

Instalação

O FooBar é um suplemento do Word. Para usá-lo você deve seguir as instruções para instalar suplementos do Word:

  1. Copie o FooBar.dot na pasta de inicialização do Word no seu computador. A pasta padrão deveria ser %APPDATA%\Microsoft\Word\Inicialização (copie e cole esse endereço no Windows Explorer) mas ela pode não existir ainda (o nome da pasta "Inicialização" pode estar em inglês, Startup, ou na língua da sua instalação). Se não existir, use %APPDATA%\Microsoft\Word e crie a pasta você mesmo(a).
  2. Depois, adicione essa pasta (o caminho verdadeiro, começando com C:\... em vez do atalho %APPDATA%; o caminho padrão é C:\Users\Usuario\AppData\Roaming\Microsoft\Word\Inicialização\ — ou Startup —, onde "C" e "Usuario" podem variar; use o atalho acima com %APPDATA% para saber o endereço correto) na lista de locais confiáveis da Central de Confiabilidade. Para fazer isso, siga este caminho: Arquivo, Opções, Central de Confiabilidade, Configurações da Central de Confiabilidade, Locais Confiáveis, e se a pasta em questão não estiver na lista, clique em "Adicionar novo local" e cole o endereço completo dando todas as confirmações até sair.
  3. Reinicie o Word e localize a barra de ferramentas do FooBar na aba Suplementos.

Uso

Botão FooBarAo clicar no botão do FooBar na barra de ferramentas, abre-se o formulário para gerir as variáveis de documento. Nele, você encontrará uma lista que mostra as variáveis existentes no documento e diversos botões, separados em três grupos. Estes controles são descritos a seguir.

Lista de variáveis

A lista de variáveis pode ser acionada com o mouse. Cada clique simples seleciona a variável clicada. Shift+clique seleciona as variáveis entre a última clicada e a atual. Ctrl+clique adiciona a variável clicada à seleção. A lista também pode ser acionada com o teclado com as teclas acima, abaixo, PageUp, PageDown. Shift + uma dessas teclas estende a seleção.

Editor de variáveis

Este grupo conta com três botões: Adicionar, Editar e Eliminar. Os botões de Adicionar e Editar abrem um novo formulário para esse fim. O botão de Eliminar mostra um diálogo de confirmação. O botão Editar fica ativo apenas quando uma única variável da lista está selecionada. O botão eliminar é ativado quando há uma ou mais variáveis selecionadas.

Uso das variáveis

Este grupo tem quatro botões:

Inserir como campo: Insere um campo DOCVARIABLE no ponto de inserção do documento atual. Este campo, que é nativo do Word e também pode ser inserido pelo caminho habitual de inserção de campos, constitui a única interface disponível para o usuário para inserir variáveis de documento, não permitindo, porém, criar, editar ou sequer conhecer quais variáveis estão disponíveis. O campo mostra o valor da variável no momento em que foi inserido: ele pode precisar ser atualizado para mostrar o valor atual num momento posterior. Este botão fica ativo apenas quando uma única variável está selecionada.

Inserir como texto: Insere no ponto de inserção, como texto, o valor da variável. Este botão fica ativo apenas quando uma única variável está selecionada.

Copiar valor: Copia o valor da variável para você colar onde quiser. Este botão fica ativo apenas quando uma única variável está selecionada.

Exportar: Abre o diálogo de exportar múltiplas variáveis. Este botão fica ativo apenas quando uma ou mais variáveis estão selecionadas. Nesse diálogo você deve selecionar dois parâmetros:

  • Formato de exportação:
    • Tabela: exporta as variáveis como uma tabela do Word com duas colunas, sendo a primeira o nome da variável e a segunda o valor.
    • Texto tabulado: o nome e o valor das variáveis selecionadas separados por tabulação. Uma variável fica separada da outra por uma quebra de linha.
    • Parágrafos personalizados: você pode escolher que cada parágrafo contenha uma variável, e pode escolher o formato padrão do parágrafo. Use "[foo]" para o nome da variável, "[var]" para seu valor e "[tab]" para um caractere de tabulação, (é obrigatório incluir os colchetes, mas ignore as aspas, a menos que queira usá-las) . A opção de exportar texto tabulado equivale a "[foo][tab][var]". Outros exemplos, além da opção padrão: "Variável: [foo]; Valor: [var]", "[foo] >>> [var]", etc.
  • Local da exportação:
    • Substituir seleção: as variáveis serão exportadas onde estiver a seleção no documento atual: se houver alguma coisa selecionada, será substituída.
    • Final do documento: as variáveis serão exportadas para o final do documento.
    • Novo documento: será criado um novo documento onde as variáveis serão exportadas no formato desejado. Esse documento ficará em segundo plano ao fechar o formulário.
    • Área de transferência: as variáveis serão copiadas, seja em formato de tabela ou de texto.

Fechar

O botão Fechar também atende às teclas Enter e Esc.



Ao usar este site, você aceita tacitamente os termos de uso e a política de privacidade

Site desenvolvido por De Scripta, 2016

Veja e edite seus programas em JavaScript, PHP, Perl, HTML, etc